sexta-feira, 4 de março de 2011

QUAL A SUA RAINHA DE BATERIA PREFERIDA?

Elas não contam ponto para a escola, não são um quesito, mas com certeza, as Rainhas de Bateria das Escolas de Samba, são uma atração à parte. A passagem delas pela avenida é aguardada com ansiedade pelos expectadores do espetáculo. Não há escola que não tenha a sua, seja uma garota da comunidade, uma celebridade, ou até mesmo, uma pseudo-celebridade. As rainhas de bateria são escolhidas "a dedo", e causam furor e bochicho na imprensa e em nós, amantes do Carnaval.

Algumas com samba no pé, outras nem tanto. Umas dançam, outras atuam, e há aquelas que até tocam tamborim. Entre novatas na passarela do samba, veteranas do Carnaval e filhas do samba, todas têm algo em comum: a ansiedade e o frio na barriga que antecede ao desfile.

A seguir algumas das Rainhas de Bateria do Carnaval 2011. Escolha a sua preferida.


Adriane Galisteu - Unidos da Tijuca
A veterana do Carnaval tem 37 anos e ano passado, Galisteu desfilou grávida de seu primeiro filho, Vitório (atualmente com 6 meses), e disse que foi o Carnaval mais importante da sua vida. E parece que a gata deu sorte à escola, pois depois de 74 anos de espera por um título no Grupo Especial, a Unidos da Tijuca foi a campeã do Carnaval 2010. Esse ano ela vem, pela quinta vez, à frente da bateria da Unidos da Tijuca.



Andrea de Andrade - Mocidade Independente de Padre Miguel 
Andrea tem 24 anos e é estreante no posto de rainha de bateria da Mocidade, mas já desfila na escola há 4 anos. Carioca, moradora do Leblon, a gata diz que leva uma vida caseira, mas que está bem integrada à agremiação.







Bruna Almeida - São Clemente
Bruna tem 27 anos e para ela estar na São Clemente é estar em casa, já que ela é neta dos fundadores da agremiação e desfila há 12 anos com rainha de bateria da escola. O amor pela escola é tanto que ela até tatuou "São Clemente" no pé direito.







Bruna Bruno - União da Ilha do Governador
A musa da União da Ilha tem 27 anos e começou a frequentar os ensaios da escola ainda na infância, sob o olhar atento do pai, católico fervoroso. Para ela, como só de samba não se vive, Bruna acabe de abrir o seu próprio negócio, um estúdio de depilação no bairro do Flamengo.






Cris Vianna - Grande Rio
Atriz, Cris Vianna encara o mundo do samba como um laboratório, termo usado pelos atores quando estão em preparação para uma personagem. Aos 33 anos, essa paulistana estreia à frente dos ritmistas da Grande Rio e diz que não sente falta do Carnaval de São Paulo.







Ellen Roche - Porto da Pedra
A loura de 31 anos, é modelo e atriz, e tem um pé no Carnaval do Rio e outro no de São Paulo. Ellen desfila pela Rosas de Ouro, agremiação paulistana há 11 anos, e esse ano faz sua estreia como rainha de bateria da Porto da Pedra, agremiação de São Gonçalo. Ellen já havia desfilado na Marquês de Sapucaí, mas esta será a primeira vez que virá como rainha de bateria à frente de uma escola.





Luiza Brunet - Imperatriz Leopoldinense
Com 48 anos, a musa do Carnaval, é a veterana das veteranas da Marquês de Sapucaí. Luiza desfila há 24 anos na passarela do Samba, tendo se afastado por um tempo entre 2005 e 2007. A musa é apontada por várias companheiras de posto, como um ícone do Carnaval Carioca. A rainha de bateria da verde e branco de Ramos participou dos últimos quatro títulos da escola (1995, 1999, 2000 e 2001). Ela dá sorte ou não dá?



Raíssa Oliveira - Beija-Flor de Nilópolis
A rainha de bateria da Beija-Flor é a caçulinha das rainhas, mas já é veterana da Marquês de Sapucaí. Raíssa desfilha desde os 12 anos à frente dos ritmistas da escola, é com iso já tem uma invejável carreira no mundo do samba: é a que ocupou o posto seguidamente em mais desfiles no grupo especial sem trocar de escola. Nascida e criada em Nilópolis, a rainha diz não se imaginar em outra escola. "Eles dizem que dou sorte", brinca.




Renata Santos - Mangueira
Renata ocupa o posto de rainha de bateria da Mangueira pelo segundo ano consecutivo, mas já é experiente no Carnaval. A gata de 29 anos já desfilava há 10 anos à frente dos ritmistas da Santa Cruz, escola do grupo de acesso carioca.







Sabrina Sato - Unidos de Vila Isabel
Sabrina, 30 anos, musa do "Pânico na TV", é estreante no posto de rainha de bateria, apesar de já ter participado do Carnaval Carioca  em outras oportunidades. Sabrina vem pela primeira vez à frente dos ritmistas e logo na tradicionalíssima Vila Isabel. Ela conta que foi muito bem recebida pela escola e pela comunidade e está aperfeiçoando seus passos de samba com uma das passistas da agremiação, Dandara.




Sheron Menezes - Portela
A atriz de 27 anos, apesar de ser gaúcha, se diz bastante entrosada com o mundo do samba. Sheron sairá pela primeira vez como rainha de bateria esbanjando sensualidade à frente dos ritmistas da escola. "Tento vir toda semana com minhas amigas", diz a musa.







Viviane Araújo - Acadêmidos do Salgueiro
Citada pelas colegas de posto como referência de rainha de bateria, Viaviane reina pelo quarto ano consecutivo à frente da "furiosa", bateria do Salgueiro. Criada em Jacarepaguá, a musa tem um extenso currículo no Carnaval: desfilou pela Vila Isabel, Unidos da Tijuca e Caprichosos de Pilares, e foi rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. Também está à frente da bateria da Mancha Verde desde 2004, conduzindo os ritmistas da escola paulistana. Viviane foi eleita a melhor rainha da história do Salgueiro, e suas mãos calejadas de tocar tamborim nos ensaios da escola, estão ali para provar que a gata se entrega de corpo e alma ao Carnaval.

Nesse Carnaval vamos ver estas e outras rainhas, famosas ou anônimas, brilharem à frente da bateria de suas escolas. Com fantasias luxuosas, caríssimas ou mais simples, o que importa mesmo é o samba no pé destas mulheres apaixonadas pelo samba e pelo Carnaval.

Beijinhos, a garota do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!