segunda-feira, 21 de março de 2011

GATO DO DIA : KEANU REEVES

Imagem: cinemagia.wordpress.com
O gato de hoje é Keanu Reeves, nascido em Beirute, no Líbano. Seu nome foi dado em homenagem a um tio bisavô, e tem significado poético, Keanu, significa "Brisa fresca sobre as montanhas" ou, numa tradução mais fiel ao dialeto havaiano, "Frescor" ou "Serenidade".

Ator, 46 anos, tem múltipla ascendência: portuguesa, chinesa (daí os olhos puxados), irlandesa e havaiana, por parte de pai e mãe. Keanu cresceu em Toronto, no Canadá, para onde mudou-se após o segundo casamento de sua mãe com um diretor da Broadway, Paul Aaron.

Keanu tem paixão por hóckey e teatro desde muito cedo. Ele jogava como goleiro e era considerado tão bom, que foi apelidado de "TheWall" (em português, "A Muralha"). Ele quis seguir carreira, mas não se adaptava à escola, não se destacava em nenhuma disciplina, a não ser nos esportes. E também não era afeito a relacionamentos com alunos e professores.

Imagem: dominiojovem.com.br
Keanu teve diferentes esperiências que lhe foram dadas por conviver com tantos pais diferentes, já que sua mãe casou quatro vezes. Perdeu contato com seu pai biológico, Samuel Nowlin Reeves, ainda criança. E em 1992, seu pai cumpriu pena de 2 anos de uma sentença de 10 na prisão por vender heroína num aeroporto do Hawai.

Não tem diploma de ensino médio. E foi expulso da Escola de Artes de Toronto antes de concluir o curso. Aos 19 entrou no “Leah Posluns”, uma escola de teatro da comunidade. Através dessa escola conseguiu seu primeiro papel no teatro: Wolfboy (1984), sua estreia profissional no palco. A peça era extremamente forte e audaciosa para a época, com as fotos de Keanu e outro ator em poses mais do que provocantes. Os dois atores viraram sensação em Toronto.

Imagem: cinemacomrapadura.com.br
Resolveu ir para Hollywood e tentar a carreira de ator. Chegou na cidade com apenas U$ 3.0000 no bolso, e foi para a casa de seu ex-padrasto Paul Aaron. Nesse mesmo ano, após conseguir o papel de um jovem defeituoso em Juventude Assassina (River's Edge - 1986), Reeves chamou a atenção de diretores e críticos pela sua performance. Em 1988, teve um acidente sério com sua moto e quebrou várias costelas. Com a carreira deslanchando e ganhando um bom dinheiro, Keanu passou a cultivar sua paixão por motocicletas.

Como Keanu sempre aparentou menos idade do que tem, fez muitos papeis de adolescente. Mas ele estava cansado de interpretá-los e queria partir para papeis que tinham sua idade, na época, 25 anos. Reeves tornou-se o queridinho dos filmes adolescentes alternativos dos anos 80, tendo se destacado do “brat pack”, grupo de atores “certinhos” que faziam sucesso na época. Um dos mais famosos personagens interpretados pelo ator foi, sem dúvida, à época, Theodore Logan, o Ted, dos dois filmes da série Bill e Ted (1989 e 1991). Por um bom tempo foi confundido com o jeito desencanado do personagem. A seguir veio Parenthood, com um grande elenco.Foi durante esse período que conheceu River Phoenix (grande promessa da sua geração que morreu de overdose em frente ao Club Viper Room de propriedade do ator Johnny Depp), que se tornaria seu melhor amigo. Trabalhou com grandes diretores: Bertolucci, O Pequeno Buda (1993); Coppola, Drácula de Bram Stocker (1992) e Van Sant, Garotos de Programa (1991), ao lado de Phoenix. Soube da morte do amigo River Phoenix, quando rodava o filme Speed - Velocidade Máxima (1993), ao lado da atriz Sandra Bullock (um grande sucesso de sua carreira com 121 milhões arrecadados de bilheteria).Tempos depois da morte do amigo, quando conseguiu falar sobre o assunto, ele declarou:

 "Foi um choque terrível e um acidente – não consigo entender como aconteceu. Tudo o que posso dizer é que eu nunca senti nada como aquilo na minha vida. Foi muito triste, mais do que isso, eu chorava por horas a fio".


Imagem: linkatual.com
O ator é conhecido por agir sempre fora dos padrões e, seguindo seu coração, se comprometeu a fazer um projeto de sonho: Hamlet, de Shakespeare em uma produção pequena, na cidade de Winnipeg, no Canadá, uma peça dirigida por Lewis Baumander e vários atores desconhecidos. Os ingressos para a peça se esgotaram em questão de dias, com fãs vindo de todos os lugares do mundo (um enorme grupo vindo do Japão surpreendeu a imprensa com sua devoção a Keanu), tornando a peça uma atração turística na cidade. Críticos de todo o país e da Inglaterra também foram a Winnipeg ver Keanu e não dá nem para imaginar a pressão que ele sofreu na época.

Corre a história de que até seus agentes se recusaram a ir vê-lo, temendo uma humilhação pública do cliente teimoso, que deveria estar em Hollywood fazendo filmes e não no interior do Canadá em um teatro insignificante. Keanu estreou nervoso, recebeu muitas críticas, mas não desistiu. Foi melhorando até chegar ao ponto que queria. Um dos mais respeitados críticos de teatro da Inglaterra, Roger Lewis, disse que Keanu foi um dos três melhores Hamlets que ele já vira. Disse que Keanu "era Hamlet":

"Keanu personificou a inocência, a fúria esplêndida, a graça animal e a violência emocional que compõem o Príncipe da Dinamarca. Ele é um dos três melhores Hamlets que já vi, por uma simples razão: ele é Hamlet".

Reeves participou de grandes filmes, muitos dos quais de grande sucesso, mas nenhum lhe deu a notoriedade como Matrix (1999), onde interpreta um líder da revolta social contra os computadores, que deu a ele grande retorno, tanto de crítica quanto de público. O mesmo sucesso ele obteve nas sequências, com Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (também em 2003).

Em 2006, doze anos depois de atuarem juntos em Speed - Velocidade Máxima, Keanu volta a contracenar com a atriz Sandra Bullock no filme a Casa do Lago, que tornou-se um grande sucesso mundial, principalmente no Japão, onde Reeves parece ser idolatrado, com fãs apaixonados pelo seu talento e beleza.

Imagem: bogiecinema.blogspot.com
No geral, Keanu pouco se parece com um astro de cinema. Reservado até o ponto de ser inescrutável, ele nunca oferece dados novos que possam ser acrescentados a sua biografia. Keanu parece ainda ter um desapego autêntico pelo dinheiro (tanto que se apressou em cair fora da continuação de Velocidade Máxima, que muitos acharam uma loucura na época). Muita gente acha que Keanu é não é bom ator. Outros acreditam que nem ator ele é, já que quase 25 anos de trabalho surtiram pouco ou nenhum efeito sobre sua capacidade dramática: "Neo (Matrix) é o papel certo para Keanu: ele tem uma presença física magnífica e quase não precisa abrir a boca", alfinetou um executivo de Hollywood. No entanto, há quem discorde. Bertoluccu, Coppola, Kenneth Branagh e Gus Van Sant estão entre os diretores que veem em Keanu uma qualidade inefável que o torna ideal, senão único, para certos papéis:

"...uma espécie de estado permanente de pureza, que resulta da combinação de alguma emanação interior com uma beleza física quase transcendental. "

Seu mais recente trabalho é o filme “47 Ronin” (ainda sem título em português), o primeiro longa-metragem do diretor Carl Erik Rinsch, uma produção com elenco japonês que conta a lenda de 47 samurais em busca de vingança. É uma fantasia épica. Keanu decidiu fazer o filme por achar a história "emocionante", como explicou em entrevista coletiva em Londres. O filme começará a ser gravado em Budapeste ainda neste mês e terminará no Reino Unido pouco antes de sua estreia, no final de 2012.


Reeves, que atualmente se encontra imerso em duas produções diferentes e tem um filme por estrear, decidiu participar de “47 Ronin” por considerar um projeto “emocionante”, explicou em entrevista coletiva em Londres.Keanu também já enfrentou boatos sobre sua sexualidade, que começaram a circular em 1994, quando inclusive afirmaram que ele havia se casado com o magnata da indústria do entretenimento, Davi Geffen. Ele nunca se preocupou em se defender, nem desmentir esses boatos.

"Não há nada de errado em ser gay. Portanto, uma simples negação já equivaleria a um julgamento", justifica, com um apuro lógico que desmente sua imagem de cabeça-de-vento. Há quem diga que essa imagem, aliás, não passa de uma estratégia de Keanu para defletir o interesse do público.

Vive modestamente, apóia financeiramente grande parte da sua família, e doa dinheiro para várias instituições de caridade. É descrito pela maior parte dos seus colegas de trabalho como bastante reservado, mantendo por vezes um certo ar misterioso, embora ele goste de se divertir, ele não sai com o ‘grupinho de Hollywood’, com exceção da publicidade necessária para promover os seus filmes, evita os refletores e tenta manter a sua vida privada em particular.

Imagem: bahianoticias.com.br
Também é descrito como sendo inteligente, generoso e uma pessoa que pensa muito, excêntrico porém confiável e incrivelmente dedicado à família e aos amigos. Os que o conhecem bem dizem que ele éum cara bondoso, carismático, bem humorado e amável, mas também emotivo e introvertido, que se recusa a discutir os seus problemas até com as pessoas mais próximas. 

Então tá, amadas. Esse é o perfil superinteressante do gato de hoje, que na minha opinião, é um dos mais belos rostos do cinema. Até porque, prefiro os morenos...

Beijinhos, a garota do Blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!