quinta-feira, 30 de junho de 2011

GATO DO DIA : TONY BELLOTO

Antonio Carlos Liberalli Bellotto, mais conhecido como Tony Bellotto, nasceu em São Paulo, tem 51 anos, completados hoje (por coincidência), é músico e escritor brasileiro.  
É guitarrista e compositor da banda de rock Titãs desde a sua criação, nos anos 80. Divide o palco com os amigos e companheiros Paulo Miklos, Branco Mello, Marcelo Fromer (falecido), Nando Reis (que deixou o grupo para seguir carreira solo), Arnaldo Antunes (primeiro a deixar a banda também para seguir carreira solo), Sérgio Britto e Charles Gavin (que saiu da banda por motivos pessoais desconhecidos).

Começou sua carreira tocando na cidade de Assis, onde morava com a familia. Começou sua carreira tocando na cidade de Assis, onde morava com a familia. O evento "A Idade da Pedra Jovem", promovido por essa turma em 1981, marcou a estréia de Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Nando Reis, Ciro Pessoa e Tony Bellotto num mesmo palco. Juntos, eles formavam o grupo Titãs do Iê-Iê, uma brincadeira para descontrair uma programação apresentada por gente com mais experiência do que aqueles meninos.
 O que era para ser apenas diversão começou a ser encarado mais seriamente no ano seguinte. A estreia oficial dos Titãs do Iê-Iê, devidamente ensaiados e com repertório próprio, aconteceria no dia 15 de outubro de 1982, no Sesc Pompéia. A essa altura, Branco Mello já havia se integrado ao grupo e André Jung, assumido a bateria, instrumento que Nando Reis tocara na "Idade da Pedra Jovem" por pura falta de opção. Com nove músicos no palco, entre eles seis vocalistas, a banda chamava a atenção. As canções eram criativas (misturavam influências que iam da MPB ao rock, passando pelo samba, reggae e new wave) e o visual, extravagante (com direito a roupas com cores fortes, maquiagens e penteados originais).
Durante dois anos, os Titãs do Iê-Iê percorreram o circuito underground paulista, se apresentando em lugares tão ecléticos quanto o som que mostravam no palco. Não demorou muito para que a performance do noneto despertasse a atenção de uma gravadora. Mas antes da assinatura do contrato com a WEA, ocorreram duas mudanças: Ciro Pessoa se desligou da banda e o Iê-Iê (que sempre era confundido com Iê-Iê-Iê) foi descartado do nome do grupo. O primeiro álbum, "Titãs", foi lançado em agosto de 1984 e trazia "Sonífera Ilha", um verdadeiro fenômeno radiofônico. Uma das músicas mais executadas naquele ano, a faixa levou os Titãs a fazerem sucesso em outros estados do Brasil, além de ter ajudado a banda a realizar um sonho antigo: aparecer na TV, em programas consagrados apresentados por Chacrinha, Bolinha e Raul Gil.

O grupo começou 1985 com um novo baterista. Charles Gavin assumiu as baquetas no lugar de André Jung. Com a nova formação, os Titãs entraram em estúdio para gravar seu segundo LP. "Televisão", produzido por Lulu Santos, chegou às lojas em junho daquele ano e emplacou os hits "Insensível" e "Televisão".  


Filho de Heloísa Liberalli Belotto, conhecida doutora em arquivística. Tony também é apresentador do programa "Afinando a Língua" no canal Futura e escritor especializado no gênero policial. Já lançou três romances tendo como protagonista o investigador Bellini: Bellini e a Esfinge (1995), Bellini e o Demônio (1997) e Bellini e os Espíritos (2005). Também escreveu BR163: Duas histórias na estrada (2001), O livro do guitarrista (2001) e Os Insones (2007).


Em 2001, o diretor Roberto Santucci Filho adaptou e filmou o livro de romance policial da autoria de Tony, Bellini e a Esfinge. O longa contou com a participação de Fábio Assunção como o detetive e Malu Mader, interpretando uma prostituta. Ganhou o prêmio do público de melhor filme de longa-metragem de ficção no Festival do Rio BR 2001.

Em 2010, o diretor Marcelo Galvão adaptou o segundo livro, Bellini e o demônio, novamente com a participação de Fábio Assunção.

Desde 1989 Tony é casado com a atriz Malu Mader, com quem tem dois filhos, João Mader Bellotto, de 16 anos e, Antônio Mader Bellotto, de 14 anos. O músico também é pai de Nina, fruto de uma relação anterior, que lhe deu um neto ano passado.

Então tá, meninas! Esse é o gatão de hoje. Um cinquentão que mostra que tá super bem e não à tôa, a Malu está casado com ele há 22 anos. 

Parabéns pelo niver, Tony. Sou megafã do Titãs e para quem também curte, hoje, Titãs em dose dupla.

Beijinhos, a garota do Blog.
 

2 comentários:

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!