terça-feira, 7 de junho de 2011

Marcha das Vadias em Brasília

G1.globo.com
Quanto mais eu rezo...Por essa ninguém esperava, mas acontecerá em Brasília, 18/06, a "Marcha das Vadias", movimento que nasceu em Toronto, no Canadá, neste mês de maio. A "Marcha das Vadias" é um evento em protesto pelo direito das mulheres de se vestir, andar e agir de forma livre. 

No ultimo domingo, 05/06, a marcha reuniu cerca de 300 pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo e causou muita polêmica e discussão nas redes sociais. No mesmo dia que acontecerá em Brasília, haverá a marcha também de Belo Horizonte.

Estudantes universitárias canadenses resolveram protestar depois que um policial sugeriu durante uma palestra que as alunas deveriam evitar se vestir como “vagabundas” (“slut” em inglês) para não serem vítimas de abuso sexual ou estupro. Conhecido como “Slutwalk”, o movimento ganhou força na internet, e a primeira edição da marcha, em Toronto, reuniu cerca de 3 mil mulheres vestidas de forma provocativa ou comportada, para chamar a atenção para a cultura de responsabilizar as vítimas de estupro pela agressão.

O que mais tem causado polêmica é o nome escolhido para o protesto: "Marcha das Vadias". “Tem gente que afirma que o nome é pejorativo e está com medo de ir com medo por causa disso”, explica a antropóloga Júlia Zamboni, também da organização da edição brasiliense da marcha.

Lia afirma que o nome Marcha das Mulheres Livres seria até mais adequado para o contexto brasileiro, mas não chamaria tanta atenção. “Sendo vadias ou não, a gente quer ter o direito sobre o próprio corpo. O significado da marcha é maior”, afirma. A reunião será às 18h, em frente ao Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília.

A concentração da Marcha das Vadias será em frente ao shopping Conjunto Nacional, às 12h do dia 18 de junho. As manifestantes pretendem passar pela Rodoviária do Plano Piloto e pela Feira da Torre antes de ir para o Parque da Cidade, onde devem se encontrar com a Marcha pela Liberdade, organizada pelo movimento LGBT e por grupos que defendem a legalização do comércio de maconha e derivados.

É...vai ser babado esse encontro de "Marchas" em Brasília. Se você é à favor de uma ou de outra, monte-se no look e engaje-se na causa a qual simpatiza.
(adaptado do site G1.globo.com)


Beijinhos, a garota do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!