segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Possessão! O Pior Sentimento de um Relacionamento.


As pessoas acham que o relacionamento correto, ideal, é quando o casal pensa igual, sente ou faz tudo igual. Aí é que mora o perigo.
Pessoas necessitam de autonomia. Não adianta querer moldar o outro do seu jeito, isso não existe.

Cada um nasce com seu jeito, suas manias, maneiras de agir. É muito difícil mudar alguém. Muitas vezes as pessoas namoram e se casam na esperança de um dia moldar o outro do seu modo. E nós, mulheres, somos as campeãs nisso. Acho que é porque a mulher tem a sua formação moldada para ser mãe, protetora, parceira... Fica na esperança de um dia mudar o outro para como elas gostariam que o outro fosse. Não adianta. O efeito acaba sendo contrário, porque, no final das contas, o outro vai resistir às mudanças e acabará surgindo um relacionamento egoísta; um tentando colocar cabresto no outro.

Vida a dois é como montar uma empresa. Tem que ser bem administrada para não entrar na área da falência. O jeito de cada um tem que ser respeitado. É necessário permitir que o outro aja por sua própria cabeça, que tome suas próprias decisões.

É muito ruim tentar ser as pernas ou a cabeça do outro. Casamento ou namoro não é como encontrar um pedaço de terra e tomar posse como acontecia antigamente, aonde quem chegasse primeiro "dominava", era o "dono natural" do pedaço.

Por isso há muitas queixas de possessão quando um dos parceiros começa a querer ditar as regras, tipo: "Ela não vai vestir este tipo de roupa", ou... "ele hoje não vai jogar seu futebol e depois tomar uma cervejinha com os amigos". Isto só joga o relacionamento para o fundo do poço.

Dar espaço ao outro é fundamental para as coisas fluírem. Tem que haver segurança. Nada de querer ser a via do outro em sua função, dedicando a você toda a sua vida. Quem vive um relacionamento assim tem a sensação de que está sempre em um detector de mentiras.
“Onde você estava? Com quem?” são perguntas comuns nesse tipo de união.
O controlador também checa tudo do parceiro: e-mails, carteira, bolsos. Esse tipo de união é das mais tóxicas, sobretudo quando a pessoa controlada acha que possessão é manifestação de amor. O controlador é inseguro por natureza, teme ser passado para trás. É ciumento e manipulador.
Os primeiros sinais de possessão surgem no começo do relacionamento. Não é justo a pessoa abandonar seus hobbies ou amigos por submissão ao parceiro. Muito pelo contrário! É necessário compartilhar isso juntos. Temos que ter na cabeça que ninguém neste mundo é imprescindível ao outro. Nunca! Never!

Aquele que reclama de ter seu espaço invadido, diz que isso acontece por insegurança do outro, e aí vira uma bola de neve. E o outro diz que precisa "cuidar do que é seu". Seu? Mas ninguém é de ninguém, minha gente! Desencana!

Com mais frequência é muito comum ver mulheres que se submetem ao desejo do outro sem ter vontade própria, apenas e tão somente por medo de perdê-lo, mas isto também acontece com os homens. Quando cada um tenta colocar sua autoridade acima da do outro, a vaca vai para o brejo. Pode ter certeza! E aí, bye bye, relacionamento!

Por isso, muitas pessoas ficam sós e depois não tem mais pique para recomeçar, para investir numa nova relação. Simplesmente desistem!

A possessão é o maior perigo entre os casais. É comum ver por aí relacionamentos que terminam morte dos dois lados por causa do medo de perder aquele que achamos ser posse nossa.
Se a pessoa mergulhou numa relação dessas e a situação se tornou insuportável, insustentável... é preciso reagir. Ela precisa lembrar que é livre, que é capaz, que tem projetos próprios. E precisa saber dizer
não.
É como disse anteriormente: A vida não acabou para ninguém. Relacionamento a base de possessão nunca foi sinônimo de felicidade e podem estar certos, nunca teve, nem terá um final feliz.

E quando nos vemos envolvidos e tomados por uma relação desse tipo, não só nós saímos perdendo com essa situação, mas todos que nos cercam e nos querem bem, como amigos e filhos. Porque uma relação movida pelo sentimento de possessão atinge a todos, não somente o casal.

Pense nisso! E caso esteja numa relação assim, dê um basta! Isso não fará bem a você, nem a quem você ama.


Beijinhos, a garota do Blog.

Um comentário:

  1. Oi Morgana tudo bem ? eu estou com um problema parecido com tudo o que está escrito nesse texto, porém eu sou o único possessivo, eu que fico olhando contas como o orkut, facebook, olho os cadernos dela, sou muito inseguro, e tudo o que ela pensa ou faz, com quem conversa, eu quero saber, não quero deixar passar nada. Vejo isso como um ENORME problema e preciso resolvê-lo urgente, dentre o casal, só eu que sou assim, ela já respeita a minha privacidade, o que me faz me sentir ainda pior... Como eu posso começar a melhorar e deixar de ser possessivo, você pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!