segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BELEZA : Alergia à esmaltes? E agora, o que faço?

As mulheres adoram fazer as unhas e pintá-las. Mas já pensou em ficar sem fazer isso por alergia? Coceira na pele da pálpebra é sinal de alergia ao esmalte. “Embora ninguém desconfie, este é um sintoma muito comum quando a pessoa tem alergia a esmaltes ou acetona”, diz a dermatologista Kátia Takahashi.


Placas vermelhas nos olhos e na região do rosto também são sinais da alergia. “Normalmente coçam, deixam os olhos inchados e o principal causador é o esmalte”, afirma Kátia. O esmalte tem muitas substâncias químicas em sua composição, e as que podem causar são o tolueno e o formaldeído.

A dermatologista alerta para que as mulheres reparem nos sintomas e retirem o esmalte com removedor e não acetona, pois este também pode ser a causa da alergia. “Outro sinal pode ser o inchaço nas cutículas”, conta a especialista.

É importante lembrar que uma pessoa não nasce com alergia, mas a desenvolve em algum momento da vida, podendo surgir depois de apenas um dia de uso do produto ou após anos de utilização, o que justifica o fato de algumas pessoas usarem esmalte durante anos sem nenhum dano. “Em geral, o problema aparece de repente, porém, uma vez alérgico, sempre alérgico. O problema não tem cura.”, explica Kátia.
No caso da pessoa que tem alergia a uma substância contida no esmalte é provável que ela tenha também a outros produtos, como perfume, corantes etc. Como é o caso de Eunice Araújo Silva, dona de casa, que após aparecer manchas no seu corpo e ficar muito inchada descobriu que tinha alergias de esmalte, tinha de cabelo, acetona. “Uso esmaltes hipoalergênicos e evito todos os produtos químicos”.

Quanto menos contato com esses elementos, menor a chance de desenvolver o mecanismo de sensibilização. Se for detectada a alergia a alguma substância do esmalte, a única coisa a fazer é parar de usá-lo.

Segundo a dermatologista Kátia, para as mulheres mais vaidosas que não conseguem ficar sem esmalte nas unhas, a dica é procurar fazer o exame com o especialista para descobrir qual componente causa a alergia e procurar esmaltes hipoalergênicos ou antialérgicos que não possuem tal substância.

#Ficaadica!

Beijinhos, a garota do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!