segunda-feira, 2 de maio de 2011

GATO DO DIA : JOHN MAYER

Imagem: dolado.com.br
John Clayton Mayer, ou apenas John Mayer como é mundialmente conhecido, nasceu em Bridgeport, Connecticut, é cantor, compositor e guitarrista premiado, e isso com apenas 33 anos.

Mayer escutava música pop na infância, mas somente aos treze anos ele começou a tocar guitarra elétrica, quando um vizinho lhe deu uma fita de Stevie Ray Vaughan. Com ele, Mayer descobriu o blues. Depois de dois anos praticando, ele começou a tocar em bares de blues e outros locais. No colegial ele estava em uma banda chamada Villanova Junction com Joe Beleznay, Tim Procaccini, e Rich Wolf.
Imagem: boston.com
Depois de tocar guitarra por vários anos, Mayer entrou na Berklee College of Music em Boston, Massachusetts aos 19 anos. Ele logo percebeu que, ao invés de estudar música, seu maior interesse era escrever e tocar. Assim, decidiu abandonar os estudos e mudar para Atlanta, Geórgia. Lá, ele inicou sua carreira de fato, rapidamente ganhando fama local nos cafés e bares da região.

Imagem: gugow.com.br
Seus dois primeiros álbuns de estúdio, Room for Squares e Heavier Things, foram bem comercialmente, atingindo disco multiplatina. 

Em 2003, ele ganhou o prêmio Melhor Performance Vocal Pop Masculina no Grammy Award por "Your Body Is A Wonderland". Mayer começou sua carreira tocando rock, principalmente acústico, mas aos poucos, em 2005, começou uma transição para o blues, colaborando com artistas de renome no blues como B.B. King, Buddy Guy e Eric Clapton, e acabou por formar o John Mayer Trio. A influência do blues pode ser notada em seu álbum Continuum, lançado em setembro de 2006. No 49th Annual Grammy Awards, em 2007, Mayer ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Vocal para Continuum e Melhor Performance Vocal Pop Masculina por "Waiting On The World To Change".
Imagem: indyconcerts.com

John Mayer fez turnê com várias bandas, incluindo Maroon 5, Guster, Counting Crows, The Wallflowers, e Teitur. Algumas de suas canções mais populares são "Gravity", "Bigger Than My Body", "No Such Thing" e "Your Body Is a Wonderland".

Apesar da fama de compositor sensível, é também um excelente guitarrista. Influenciado por Stevie Ray Vaughan, aceitou um convite de Eric Clapton para tocar no Crossroads Guitar Festival.

Imagem: pt.wikinoticia.com
Em 2004, John trabalhou com o produtor e artista de hip hop Kanye West, aparecendo na canção "Go" do rapper Common e "Bittersweet" do próprio Kanye West. Quando foi questionado a respeito de sua presença na comunidade de hip hop e seu afastamento da música pop ele disse:

 "Aquilo não é mais música no momento. Por isso, para mim, hip hop é o que o rock costumava ser."
Imagem: sitesnobrasil.com
Foi mais ou menos nessa época que ele começou a mostrar mudanças em seus interesses musicais, anunciando que ele estava "fechando a loja de sensibilidade acústica." Em 2005, Mayer iniciou uma série de colaborações com artistas de blues, incluindo Buddy Guy, BB King, Eric Clapton e o artista de jazz John Scofield. Ele fez turnê como o pianista Herbie Hancock que incluiu um show no Bonnaroo Music Festival em Manchester, Tennessee.

Por hoje é isso, meninas!

Quem não conhece as músicas de John Mayer, deveria dar uma escutada, tenho certeza que vocês vão apreciar o talento musical do gato.

Beijinhos, a garota do Blog.

2 comentários:

  1. Grande cara,músico,compositor,de um talento que é só dele, porque justamente ele é original. E o mais importante: sincero no que diz,no que canta e no jeito que toca.
    This is really important. That's it!

    ResponderExcluir
  2. gostoso eh isso q ele eh

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!