terça-feira, 31 de maio de 2011

Mechas que dão nova vida ao seu cabelo

vilamulher.terra.com.br
Para quem nunca pintou ou cabelos ou para as que querem mudar a cor atual das suas madeixas, as luzes, os reflexos ou as mechas californianas são ideais. "As luzes são o método mais suave de todos e caem bem para a maioria dos cabelos", indica o cabeleireiro Claus Borges, do salão de beleza 1838 em São Paulo. 

Como toda química, esses procedimentos causam certos danos aos fios, portanto, é preciso cuidado redobrado se decidir adotar algum deles. 

LUZES
As luzes funcionam como uma espécie de iluminador do visual, já que descolorem cerca de 50% dos fios. A técnica consiste em espalhar mechas finas por toda a cabeça, clareando a cor dos cabelos em até três tons. Se, depois de diversas idas ao cabeleireiro, você achar que ficou loira demais, pode fazer luzes negativas, ou seja, de tom mais escuro que o atual, que podem ser na cor natural das suas madeixas, por exemplo.

Outra utilidade das luzes é a correção de uma coloração mal sucedida. "Quando minhas clientes não gostam do resultado final da tintura, sempre sugiro luzes, já que elas podem ser feitas logo após o procedimento de pintar os cabelos e mudam bastante o resultado, podendo escurecer ou clarear os fios, dependendo da vontade de cada uma", recomenda a cabeleireira Maria Lucia dos Santos.

Procedimento
De acordo com o cabeleireiro Marcos Sales, é preciso tomar cuidado na hora de fazer luzes com papel. "Os cabelos ficam muito marcados, com listras definidas demais, perdendo a naturalidade. Muitas vezes, o preto com branco dá um aspecto de zebra ou pessoa envelhecida". A recomendação dele é fazer pontas mais claras e raízes mais escuras. "Essa técnica deixa os cabelos iluminados naturalmente e ainda permite que o retoque aconteça apenas a cada quatro meses", diz. 


MECHAS CALIFORNIANAS
minhavida.com.br
Já as mechas californianas, aquelas em que somente as pontas são modificadas, são indicadas para quem já tem os fios claros, mas quer dar uma aparência de queimado da praia aos fios. "Se pegar um cabelo preto, não dá para fazer californiana loira. Pode fazer marrom em cima do preto. Tem que cuidar para não carregar", aconselha Borges. A californiana pode ser acobreada, loira, cinza, marrom e areia, entre outras cores.

REFLEXOS E BALAYAGE
Os reflexos são mechas mais largas feitas com papel alumínio. Sem o papel, pode manchar o resto do cabelo, pois a tinta escorre. O reflexo é muito parecido com a balayage, só muda a quantidade de cabelo. Já a balayage não é feita na cabeça inteira, só na parte superior ou nas têmporas.

CUIDADOS

Como todos esses métodos são à base de produtos químicos, a saúde das madeixas pode ser prejudicada. Borges explica que qualquer química tira uma porcentagem da proteína dos cabelos. "Se não repõe com cuidados diários, começa a ficar mais seco até ressecar", ressalta. As recomendações dele são usar xampu com proteínas, aminoácidos e vitaminas, além de condicionador com vários agentes emolientes, para deixar os fios maleáveis. Alternar produtos também é importante. "Depois disso, é preciso contar com a ajuda de máscaras. Hoje já existem produtos rápidos que podem ser usados em casa", indica. 

Para não se decepcionar, na hora de tingir, converse com o seu cabeleireiro, considere seu tom de pele, tipo de cabelo e o efeito realmente esperado. Lembre-se que fios tingidos requerem cuidados especiais de hidratação, já que agridem os fios. Além disso, tenha em mente que seus cabelos sempre precisarão de retoque, porque nada mais feio que cabelo bi, tri ou multicolor. Se você resolveu entra nessa de tingir, seja o cabelo todo ou em parte (mechas, reflexos, luzes), mantenha-o sempre bem tratado e com a coloração em dia. 

Assim, você estará sempre linda e uberfashion.

Beijinhos, a garota do Blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!