sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A cada quatro anos - futebol e política - Por Elenilson Martins Duarte

Gente, achei mega interessante o texto abaixo, extraído da minha rede de amigos da REDE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. (PEÇO PERMISSÃO ELENILSON). O texto é um convite/intimação para que tomemos parte do processo eleitoral, assim como participamos ativamente do que rola no mundo do futebol, em especial, na Copa do Mundo.


A cada quatro anos, vivemos duas grandes expectativas no Brasil. A Copa do mundo de futebol e o ano eleitoral caminham juntos há algum tempo. Criamos uma expectativa natural sobre esses dois eventos e cada um deles tem a sua importância na nossa sociedade. O futebol é a nossa maior paixão, já a política, a nossa maior ilusão. A política deveria ser um tema de interesse de todos os brasileiros, mas não é bem assim que acontece.
No futebol, se o comandante ou os comandados não estiverem suprindo as nossas expectativas, logo criamos comunidades, movimentos em sites e redes de comunicação e a imprensa faz uma pressão para substituição desses. Na política, inicia-se e encerra-se mandato e tem sempre uma grande quantidade de pessoas que reclamam das ações ou omissões dos mandatários dos poderes. Os reclamantes são os eleitores que, em grande parte, nem se lembram em quem votaram na última eleição, que nunca acompanharam, sequer, uma votação na Câmara dos Deputados.
A oportunidade de fazermos algo em prol do nosso País não se resume ao período eleitoral. Podemos exercer, de forma mais efetiva os nossos direitos e, por que não, deveres de eleitores/cidadãos. É importante que tenhamos conhecimento das ações, omissões e polêmicas em que o candidato que pede nosso voto esteve envolvido. As promessas são sempre as mesmas, os políticos são sempre os mesmos. Alguns candidatos desta eleição estiveram há pouco tempo envolvidos em tramas de corrupção mal esclarecidas num sistema criado por eles mesmos.
O poder é do povo, mas é exercido por mandatários eleitos por nós. Somos nós os responsáveis pelos atos dos deputados, prefeitos, vereadores, senadores e etc. Somos nós quem devemos tomar atitudes para que eles exerçam o ofício de forma mais eficaz e digna. Não nos deixemos envolver por falsas promessas quadrianuais. Olhemos para o passado, não vamos permitir que pessoas sem preparo, ou mesmo caráter, tomem posse ou continuem num cargo tão importante. Para que, quem sabe assim, possamos ter uma política merecedora de respeito tanto ou mais que o nosso futebol.
Para demonstrar o descaso de alguns destes despreparados, postei o vídeo abaixo para que tomem conhecimento.

Beijinhos, a garota do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!