terça-feira, 4 de outubro de 2011

AMOR : Será que amizade colorida dá certo?

Nesta sexta-feira, 30 de setembro, chegou aos cinemas o filme "Amizade Colorida", estrelado pelo delicioso (adjetivo meu) Justin Timberlake e por Mila Kunis. No longa, Dylan (Tiberlake) e Jamie (Kunis) decidem que são amigos o suficiente para poderem fazer sexo de vez em quando, acreditando que esse algo a mais na amizade será algo simples. A partir daí surgem as complicações comuns a um relacionamento como este, mas claro com o exagero na dose que só as produções hollywoodianas podem mostrar.

O filme levanta uma questão que é relativamente comum no mundo real. Existem muitos amigos "íntimos" espalhados por aí. Amigos que servem não só para conversar, mas também para fazer um sexo gostoso com alguém que você tem confiança e claro, sem que necessariamente, exista uma relação de casal nessa história.  "A amizade colorida não é uma coisa nova. Ela já foi 'moda' nos anos 1980", explica a psiquiatra e sexóloga Rita Jardim. "Não é um comportamento de jovens ou de velhos, mas é um tipo de relação que pode acontecer numa fase da vida em que não estamos preparados para um relacionamento com compromissos mais constantes", afirma ela.

Mas quem prefere as amizades coloridas a um relacionamento monogâmico e fixo, deve estar bem certo do que quer. 

Para a psiquatra, o cuidado principal de quem prefere ter amizades coloridas deve ser o de não se iludir. "Deve-se ter cuidado para não criar sozinho a expectativa que esse tipo de relacionamento possa 'virar' um compromisso mais sério", explica ela. A pessoa tem que estar certíssima que daquele mato não sai coelho, deve estar ciente que sexo é sexo e amor é amor. E essa regra deve prevalecer na prática. 

E outra regrinha básica nesse caso: o amigo colorido não pode virar exclusivo. Nem você dele e nem ele de você. Porque nesse caso, amada, vira relacionamento, e com ele você sabe, vem uma avalanche de sentimentos, preocupações, cobranças e cumplicidades. Mas isso não é ruim. Pelo contrário, relacionar-se amorosamente com alguém é sempre muito bom, mas você tem que querer isso, te que estar preparada para os sabores e dissabores de um relacionamento a dois. Com a relação vem o prazer de estar com alguém que se quer bem, mas também vêm algumas cobranças de ambas as partes. Mas amar e ser amado é sempre muito bom.

Quando chega o momento de "sossegar" e assumir um compromisso com alguém, os amigos coloridos saem de cena. Tem que ser assim. Porque aí é a hora de você ser exclusiva de alguém.

Mas colocar um ponto final em uma amizade desse tipo pode ser um pouco complicado, como em qualquer relacionamento, mas não é impossível. Uma boa conversa é sempre a melhor maneira de resolver as coisas com seu/sua amigo/amiga. "Não vale a pena sacrificar todo o tempo divertido que vocês passaram briguinhas e discussões."

É possível manter a amizade sem o "colorido". Já que é uma relação sem cobranças e, no geral, sem maiores expectativas, vocês não correm o risco de magoar um ao outro. 

Mas a psiquiatra afirma que a fase de "amizade colorida" é passageira, para todos. "O ser humano é um ser sociável e precisa de relacionamento", explica ela.

Beijinhos, a garota do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Leave your comment! Deja tu comentario!