Na noite deste domingo, 20 de novembro, acontecer a cerimônia de premiação do AMA 2016. Com performances ao vivo de tirar o fôlego, apresentaram-se no palco do AMA, Fifth Harmony, Ariana Grande e Nicky Minaj, Shawn Mendes, Niall Horan (One Direction), Bruno Mars, entre outros.
Bruno Mars |
O britânico Sting foi homenageado com o American Music Award of Merit, prêmio que reconhece sua colaboração na música. Para a homenagem foi convidado o ator Robert Downey Jr. que subiu ao palco para falar sobre o ex-vocalista do The Police e chamá-lo para a entrega. O artista agradeceu aos norte-americanos pelo momento: "As portas sempre estiveram abertas para todos que chegam com um espírito de boas-vindas. É disso que faz deste país o maior do mundo". Ele também apresentou uma música nova e relembrou sucessos.
Os momentos de Sting e Prince comoveram o público, mas foram as mulheres que ganharam destaque. A jovem Ariana Grande, de 23 anos, levou para casa do título de Artista do Ano. Ela lançou em maio o terceiro álbum da carreira, Dangerous Woman, cujas faixas foram amplamente elogiadas pela crítica e pelo público. O trabalho consolidou a cantora norte-americana na indústria pop pelo seu amadurecimento musical e potência vocal - nenhuma novidade para quem a acompanha desde 2013, em seu début com o "Yours Truly".
Selena Gomez |
A cantora Selena Gomez levou o prêmio de Artista Feminina de Pop/Rock e se emocionou ao fazer seu discurso de agradecimento. Ela acaba de voltar de uma pausa na carreira para tratar de problemas de saúde. Selena tem lúpus, e em decorrência da doença, sofre de depressão e ansiedade. Foi a doença que fez com que Selena, de 24 anos, cancelasse shows de sua turnê de seu mais recente e aclamado álbum Revival. Ela, inclusive, cancelou shows no Brasil.
Apesar na não comparecer ao evento por estar em turnê, Justin Bieber foi o mais premiado da noite. Ele ganhou um total de quatro troféus por conta do seu trabalho do disco Purpose: Melhor Artista Masculino, Álbum Favorito de Pop/Rock, Melhor Música de Pop/Rock "Love Yourself" e Clipe do Ano "Sorry".
Artistas como Adele, Twenty One Pilots, Zayn, Drake, Rihanna e Beyoncé - que levou Melhor Turnê pela Formation World Tour - também não saíram de mãos vazias. Todos os vencedores foram eleitos pelo público e 28 estatuetas foram entregues na noite de ontem, em Los Angeles.
Fifth Harmony |
Dentre as performances, foi Lady Gaga cantando uma versão mais intimista de Million Reasons, faixa que integra o novo álbum Joanne, que chamou a atenção dos fãs.
Lady Gaga |
Rihanna dominou nos troféus dedicados aos artistas de soul/R&B. Ela foi premiada como melhor artista solo feminina, álbum "ANTI" e canção por "Work", gravada em parceria com Drake. O canadense, por sua vez, foi o rei na categoria de rap/hip-hop, sendo eleito o melhor artista, além de ter gravado os melhores álbum "Views" e canção "Hotline Bling".
Veja abaixo a lista com os vencedores da noite:
Categoria Pop/Rock
Artista masculino - Justin Bieber
Artista feminina - Selena Gomez
Grupo ou duo - Twenty One Pilots
Música - "Love Yourself" de Justin Bieber
Álbum - "Purpose" de Justin Bieber
Categoria Soul/R&B
Artista masculino - Chris Brown
Artista feminina - Rihanna
Melhor álbum - Anti de Rihanna
Melhor música - "Work (Feat. Drake)" de Rihanna
Categoria Rap/Hip-Hop
Artista - Drake
Álbum - "Views" de Drake
Música - "Hotline Bling" de Drake
Categoria country
Artista masculino - Blake Shelton
Artista feminina - Carrie Underwood
Grupo ou duo - Florida Georgia Line
Melhor álbum - "Storyteller" de Carrie Underwood
Melhor música - "humble and kind" de Blake Shelton
Artista do ano - Ariana Grande
Artista novo - Zayn
Artista alternativo - Twenty One Pilots
Artista adulto-contemporâneo - Adele
Artista latino - Enrique Iglesias
Artista de EDM - The Chainsmokers
Artista inspiracional - Hillsong United
Turnê do ano - Beyoncé com a Formation World Tour
Trilha sonora - "Purple Rain" de Prince (lançada em 1984)
Esses foram os grandes vencedores do AMA 2016.
Beijinhos.